Origem: Mutação do Aeonium Velour.

Nomes conhecidos: 美杜莎 (Měi dù shā).

Data de criação / Criador: Descoberto em 2016 nos Países Baixos e desenvolvido na China por Wu Ning, do Vivum Garden.


História de origem

O Aeonium Medusa é considerado o mais famoso e, pode-se dizer, o responsável pelo atual entusiasmo pelos Aeoniums. Tudo começou com a descoberta, em 2016, de um novo Aeonium variegata por um horticultor local nos Países Baixos. Ele fez uma postagem no Facebook para apresentá-lo. Wu Ning, do Vivum Garden, viu essa postagem e se encantou imediatamente por esse Aeonium, decidindo fazer tudo para adquiri-lo. Após várias negociações, Wu Ning conseguiu convencer o proprietário do Medusa a vender-lhe um exemplar por 1.000 euros, uma quantia considerada astronômica na época. Em agosto de 2017, ele viajou para os Países Baixos para buscar a planta.

No final de 2017, Wu Ning retornou aos Países Baixos e, após longas negociações, conseguiu assinar um contrato com o horticultor local para comprar todas as plantas de Medusa a um preço elevado. Foi Wu Ning quem decidiu dar o nome de Medusa a esse Aeonium, em referência à górgona grega "Medusa", que tinha o poder de petrificar qualquer mortal que cruzasse seu olhar, com sua cabeleira composta por serpentes. Ele associou as folhas escuras da planta à imagem de Medusa.


Descrição

O Aeonium Medusa é um Aeonium arbustivo variegata originado do Aeonium Velour. O centro da roseta é luminoso, composto por uma linha central verde bordada por uma cor creme. Durante o inverno, quando a luminosidade é baixa, suas folhas apresentam uma faixa central de cor verde mais ou menos escura, com uma faixa de cada lado de cor creme, sempre com uma leve tonalidade vermelha mais ou menos pronunciada. À medida que a luminosidade e as temperaturas aumentam, a faixa central escurece até se tornar preta no pleno verão. Nas laterais dessa faixa central, a cor creme se torna vermelha até atingir um vermelho vivo.

O Medusa possui uma excelente capacidade de brotação e seu crescimento é relativamente rápido. Não é particularmente frágil (exceto ao congelar, como todos os Aeoniums) e é resistente ao sol e ao calor.


 

Fotos de referência:

Período de inverno

 

Período de verão